
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de todos os 27 Estados-membros da União Europeia estiveram reunidos em Kiev para falar do apoio à Ucrânia, devastada pela guerra contra a Rússia. Esta é a primeira reunião fora das fronteiras do bloco, demonstrando apoio ao governo ucraniano.
Segundo a rede de notícias Al Jazeera, a reunião que não tinha sido anunciada previamente corre enquanto o governo ucraniano pressiona para aderir à UE no futuro, em meio à invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia , que está no seu 20º mês.
Autoridades da UE decidiram enviar uma “mensagem cristalina de que a Europa está com a Ucrânia”, disse Gabrielius Lansbergis. No encontro, os ministros dos Negócios Estrangeiros francês, irlandês e romeno também reiteraram o seu apoio a Kiev.
A ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, alertou a Rússia para não contar com o “cansaço” dos estados-membros da UE em relação ao seu apoio à Ucrânia. A sua homóloga romena, Luminița Odobescu, disse que o país apoiará a Ucrânia na exportação de cereais e destacou o impacto negativo da invasão na segurança alimentar global.
“Convoco hoje os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Kiev, para a primeira reunião de todos os 27 Estados-Membros fora da UE”, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, numa publicação na plataforma de redes sociais X, que deu ainda detalhes dos tópicos debatidos pelo grupo.
“O futuro da Ucrânia reside na UE”, acrescentou.
Today, we discussed the overarching support to Ukraine:
– from security perspective
– on the military side
– on EU accession and reform process
– on accountability
– the peace formulaThe EU’s commitment is clear & our support continues in all dimensions.https://t.co/mjxiqmdWVV
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) October 2, 2023
Já o ministro irlandês, Micheál Martin, declarou que espera que as autoridades da UE encontrem uma “abordagem sustentável para apoiar a Ucrânia a longo prazo”.