O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nessa quarta-feira (17) com o presidente da França, Emmanuel Macron, na residência oficial do chefe de Estado francês, o Palácio do Eliseu, em Paris. O encontro com o petista teve protocolo reservado a chefes de Estado.
Crítico da política ambiental do governo brasileiro, o presidente francês chegou a vetar qualquer acordo com o Mercosul, acordo comercial dos países da América do Sul, devido à falta de ações concretas de proteção ao meio ambiente.
Embora tenha antecipado seu encontro com o presidente da França, Lula não deu detalhes de sua agenda para o presidente francês. O ex-presidente do Brasil está cumprindo uma série de compromissos na Europa desde a última quinta-feira (11).
Lula deu início à sua passagem pelo velho continente em Berlin, na Alemanha. Na sexta-feira (12), o ex-presidente se reuniu por mais de uma hora com Olaf Scholz, futuro chanceler alemão.
Depois de sua passagem pela Alemanha, Lula seguiu para Bruxelas, na Bélgica, onde discursou no Parlamento Europeu, na segunda-feira (15). O ex-presidente foi aplaudido de pé, ao falar na Conferência de Alto Nível da América Latina, depois de dizer que o Brasil vive uma “tragédia sem precedentes”
Depois de dizer que o Brasil vive uma “tragédia sem precedentes” desde que a atual gestão assumiu, Lula listou uma série de condutas do que chamou de “atitude criminosa” do governo durante a pandemia do novo coronavírus.
Ontem, no seu primeiro dia na França, Lula almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. À noite, no renomado Instituto de Estudos Políticos de Paris, fez discurso no qual comentou sobre sua visão do papel do Brasil “no mundo do amanhã”.
Sua passagem pela Europa ainda prevê agenda na Espanha, onde participará de uma conferência e se reunirá com líderes políticos.
1 – Com o presidente da França, @EmmanuelMacron. Na pauta, a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza. Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina.
— Lula (@LulaOficial) November 17, 2021
???? @ricardostuckert pic.twitter.com/ZMOsRnlu9H