O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais contar a conversa que teve por vídeo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A ligação é uma tentativa de Lula de se inserir nas negociações para dar fim à guerra na Ucrânia. O grupo do qual Lula faz parte recebeu o apelido de “clube da paz”. Lula, no post, deixou claro que reafirmou “o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.”
Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, @ZelenskyyUa. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) March 2, 2023
Para Lula, a invasão da Ucrânia pela Rússia foi um “erro crasso”, mas “quando um não quer, dois não brigam”. Na semana passada, Zelensky já tinha demonstrado interesse nesta aproximação com o presidente brasileiro e disse que convidou Lula para visitar seu país e se reunirem pessoalmente.
No Twitter, Zelensky agradeceu o apoio de várias nações e seguiu publicando imagens da devastação causada pelo governo russo ao seu país.
Zaporizhzhia. Night. Terrorists hit a residential building where civilians are sleeping. There are dead, wounded, missing people. We won’t give Russian evil a chance to dominate either in 🇺🇦 or anywhere in the world. This evil won’t avoid responsibility for the crimes committed. pic.twitter.com/HN4Q3ub05z
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 2, 2023