Paz na Ucrânia

Lula explica reunião por vídeo com Zelensky

Em janeiro, Lula havia conversado, também por telefone, com o presidente russo Vladimir Putin.

lula-reuniao-zelensky
(Crédito: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais contar a conversa que teve por vídeo  com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A ligação é uma tentativa de Lula de se inserir nas negociações para dar fim à guerra na Ucrânia. O grupo do qual Lula faz parte recebeu o apelido de “clube da paz”. Lula, no post, deixou claro que reafirmou “o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.”

Publicidade

Para Lula, a invasão da Ucrânia pela Rússia foi um “erro crasso”, mas “quando um não quer, dois não brigam”. Na semana passada, Zelensky já tinha demonstrado interesse nesta aproximação com o presidente brasileiro e disse que convidou Lula para visitar seu país e se reunirem pessoalmente.

Publicidade

No Twitter, Zelensky agradeceu o apoio de várias nações e seguiu publicando imagens da devastação causada pelo governo russo ao seu país.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.