PRODUTO INTERNO BRUTO

Lula diz que investimentos são necessários para o crescimento da economia brasileira

“A economia brasileira não cresceu nada, nada o ano passado. Então, o desafio que nós temos agora é fazer a economia voltar a crescer. E nós temos que fazer investimento. Não permitir que nenhuma obra continue paralisada neste país”, afirmou.

Lula diz que investimentos são necessários para que a economia brasileira cresça
Lula defendeu que as empresas tenham o Brasil como prioridade (Crédito: Alexandre Schneider/Getty Images)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (02), que são necessários investimentos para que a economia brasileira cresça. A afirmação veio após a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

Publicidade

“Tem que vir uma política de crescimento econômico, de geração de empregos e de transferência de renda através do salário que é o que importa para o trabalhador”, disse o presidente durante seu discurso na cerimônia de relançamento do Bolsa Família, no Palácio do Planalto, segundo o g1.

Lula afirmou, “A economia brasileira não cresceu nada, nada o ano passado. Então, o desafio que nós temos agora é fazer a economia voltar a crescer. E nós temos que fazer investimento. Não permitir que nenhuma obra continue paralisada neste país”.

Brasil como prioridade das empresas

O g1 informou que Lula também criticou a distribuição de dividendos da Petrobras durante o discurso. “A Petrobras, ao invés de investir, ela resolveu agraciar os acionistas minoritários com R$ 215 bilhões. Teve um lucro de R$ 195 bilhões. E quanto foi o investimento da Petrobras? Quase nada. Porque a Petrobras, que no nosso tempo era uma empresa de desenvolvimento do nosso país, agora é uma empresa exportadora de óleo cru. Não foi para isso que nós descobrimos o pré-sal”, disse o presidente.

Lula defendeu que as empresas tenham o Brasil como prioridade: “as empresas brasileiras, os bancos brasileiros, têm que pensar primeiro nesse país, para depois pensar nos seus lucros ou pensar nos seus acionistas”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.