Em entrevista exclusiva à CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula disse que era “preciso dar condições para Putin acabar com a guerra”. A declaração foi dada por Lula antes sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden na Casa Branca.
Conversa com a jornalista @amanpour. A entrevista vai ao ar 15 horas do Brasil, na CNN Internacional, 13 horas aqui em Washington.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/kcOg7ReKVZ
— Lula (@LulaOficial) February 10, 2023
Lula afirmou ainda que, se mandasse algum tipo de munição, estaria entrando na guerra.
“Lógico que ela (a Ucrânia) tem o direito de se defender. Lógico que ela tem o direito de se defender até porque a invasão foi um equívoco da Rússia. Ela não poderia ter feito isso. Afinal de contas, ela faz parte do Conselho de Segurança Nacional. Ou seja, isso não foi discutido no Conselho de Segurança. O que eu quero é dizer o seguinte: olha o que tinha que ser feito de errado já foi feito”, afirmou Lula em entrevista à apresentadora Christiane Amanpour, da CNN.
Lula ainda mencionou na entrevista uma proposta feita por ele, durante a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, ao Planalto há duas semanas, de formar uma espécie de fórum internacional para buscar a paz entre os dois países.
A guerra entre Rússia e Ucrânia está prestes a completar um ano. Começou em fevereiro de 2022 e continua até o momento, deixando milhares de mortos.
Siga a gente no Google Notícias