O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi enfático em afirmar que o líder russo Vladimir Putin não será preso se vier ao Brasil. A afirmação foi feita durante entrevista ao canal indiano “Firstpost“, no sábado (9). Ao ser questionado se Putin seria chamado para participar da reunião do G20 no Brasil, Lula confirmou que o presidente russo receberá o convite.
“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou.
Veja o trecho da entrevista:
“Se eu sou presidente, se ele (Putin) vier para o Brasil, ele não será preso”, diz Lula.
Brasil é signatário do Estatuto de Roma e presidente russo tem um mandado de prisão em aberto expedido pelo Tribunal Penal Internacional. pic.twitter.com/pnA5WDSvi7
— Metrópoles (@Metropoles) September 9, 2023
Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Putin por crimes de guerra. Por ser signatário do acordo que criou o tribunal, o Brasil deveria cumprir os mandados caso o presidente russo viesse ao país.
“Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil. É preciso as pessoas levarem muito a sério isso”, continuou.
Lula lembrou que a próxima reunião do G20 acontecerá na Rússia e disse que irá ao país para participar do encontro e disse ainda que a guerra não é a solução e que o Brasil deseja participar dos esforços para a paz.
Lula está na Índia para a cúpula do G20, onde o Brasil assumirá a liderança do grupo a partir de dezembro. Apesar de a Rússia fazer parte do G20, o presidente russo não participou do encontro.