ENCONTRO EM PEQUIM

Macron pede a Xi Jinping apoio para a Ucrânia

Macron lembrou a Xi Jinping o da China à Carta das Nações Unidas. O documento exige respeito à integridade territorial de um país e a acordos nucleares.

macron-xi-jinping
(Crédito: Getty Images)

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje (6) ao presidente da China, Xi Jinping, que abra diálogo com a Rússia no sentido de acabar com a guerra na Ucrânia. Os presidentes da França e da China realizam a primeira de uma série de reuniões que acontecem em Pequim.

Publicidade

Publicidade

“A agressão russa na Ucrânia foi um golpe para a estabilidade (internacional)”, disse Macron a Xi. “Sei que posso contar com você para trazer a Rússia de volta à razão e todos de volta à mesa de negociações”, afirmou ainda o francês.

Já o colega chinês, Xi Jinping, disse a Macron que ambos os países pedem à comunidade internacional que evitem que a crise se torne ainda mais grave. “A Europa é um polo independente em um mundo multipolar, e a China apoia sua autonomia estratégica“, destacou.

Macron lembrou a Xi Jinping o apoio chinês à Carta das Nações Unidas, que exige respeito à integridade territorial de um país e a acordos nucleares. Ele disse que a paz e a estabilidade com base nisso foram ameaçadas pela invasão do presidente russo na Ucrânia.

Publicidade

Enquanto isso, na França, a população voltou às ruas em mais um dia de protestos contra a reforma da Previdência. Esse é o 11º dia dos atos no país desde que o governo apresentou o plano de aumentar a idade de aposentadoria em dois anos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.