Março de 2024 foi o mais quente já registrado, segundo o relatório divulgado pelo observatório europeu Copernicus (C3S) nesta segunda-feira (8). Esse é o 10º mês consecutivo de recorde de calor, de acordo com informações dos cientistas.
Cada um dos dez últimos meses foi classificado como o mais quente de toda a história, na comparação com cada mês correspondente dos anos anteriores.
O observatório Copernicus informou que o período entre abril de 2023 e março de 2024 foi considerado os 12 meses mais quentes do planeta, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial.
Os cientistas do observatório europeu afirmaram que a principal causa do calor acima da média são as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o fenômeno do El Niño também contribuiu para a subida da temperatura nos últimos meses.
“Ver registros como esse, mês após mês, nos mostra que realmente o nosso clima está mudando. Mudando rapidamente”, afirmou a vice-diretora do C3S, Samantha Burgess, à Reuters.
Recorde de calor
A marca de temperatura de março se soma à lista de recordes globais de calor neste e no último ano:
- O planeta registrou o mês de junho de 2023 como o mais quente da história;
- Depois, a marca foi sendo superada a cada novo mês: julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e, agora, março.
- Julho do ano passado foi tão quente que pode ter sido o mês mais quente em 120 mil anos, enquanto as temperaturas médias de setembro quebraram o recorde anterior em 0,5°C.
March #Hydrology highlights from the #CopernicusClimate Change Service (#C3S).
Last month was:
💧wetter than average in most of western Europe, regions of Scandinavia and north-western Russia;
💧predominantly drier than average in the rest of Europe.▶️https://t.co/MIlohL9Zh5 pic.twitter.com/4tUM8Kfu4O
— Copernicus ECMWF (@CopernicusECMWF) April 9, 2024