ELEIÇÕES NA ARGENTINA

Massa x Milei: Debate final tem regras rígidas e “estilo brasileiro”

Após semanas de discussões e acordos entre as equipes da campanha, a apresentação será dividida em seis eixos temáticos com possibilidade de interrupção e movimentação pelo cenário, mas sem que haja toque entre os candidatos

massa-milei-debate
(crédito: Perfil.com)

Sergio Massa e Javier Milei se enfrentarão logo mais, às 21h, para protagonizar um novo debate presidencial uma semana antes da eleição que definirá quem dos dois será o sucessor de Alberto Fernández. O evento tem regras rígidas, uma novidade “à brasileira e expectativa de maior dinamismo nas réplicas.

Publicidade

Após semanas de discussões, e algumas divergências entre as equipes de campanha de cada candidato quanto à oportunidade de fazer anotações e uso de câmeras. Cada candidato terá um minuto inicial de apresentação e dois minutos finais para apresentar suas conclusões ao encerramento do evento, com duração estipulada de uma hora e 50 minutos.

Publicidade

O encontro dos dois candidatos neste domingo é o único do segundo turno. O debate será dividido entre os seguintes temas:

  • Economia.
  • Educação e saúde.
  • Produção e trabalho.
  • Segurança e direitos humanos.
  • Convivência democrática.
  • Relações da Argentina com o mundo.

Há uma possibilidade de o tema das relações com o Brasil aparecer no debate durante a discussão desse último tópico.

representante da União pela Pátria entrará primeiro e ficará localizado no púlpito à direita do ponto de vista do espectador, enquanto o libertário estará à esquerda. O primeiro minuto de apresentação será de Massa;depois, falará o adversário.

Publicidade

Publicidade

Há uma novidade que chama a atenção e promete ‘esquentar’ o debate entre Massa e Milei: quando um candidato termina de falar, o outro pode interrompê-lo e tomar a palavra para responder. Os moderadores só poderão aparecer no palco se um deles falar por mais de dois minutos de cada vez.

 * Leia a reportagem completa em Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.