
Os chefes de Estado dos países do Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, se reúnem hoje (7), no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comanda o 63º encontro do bloco.
A reunião, no qual Lula passará a presidência rotativa semestral do grupo ao Paraguai, acontece em meio à crise entre Venezuela e Guiana e três dias antes da posse de Javier Milei como presidente da Argentina. Na eleição, Milei derrotou Sergio Massa, candidato governista apoiado pelo presidente brasileiro.
O novo presidente argentino é crítico do Mercosul, porém sua equipe já declarou que apoia a conclusão do acordo comercial com a União Europeia.
As negociações para rever trechos do acordo entre os blocos sul-americano e europeu devem se arrastar. Lula pretendia anunciar a conclusão das tratativas durante a reunião desta quinta – em visita à Alemanha, o presidente afirmou que vai insistir no acordo.
A agenda prevê uma reunião entre os presidentes dos países do bloco no Museu do Amanhã, pela manhã, seguida de almoço e de mais uma reunião. O segundo encontro terá a presença dos chefes dos membros plenos do grupo, países associados (Chile, Peru e Colômbia) e convidados.
Na reunião desta quinta-feira será assinado o acordo comercial entre o Mercosul e Singapura. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o acordo será o primeiro do bloco com o país asiático.
Para entrar em vigor, o acerto ainda terá que ser confirmado pelos parlamentos dos países incluídos. O acordo busca ampliar os fluxos comerciais e dar maior previsibilidade e melhores condições para investimentos.
O governo estima que o acordo possa representar um aumento de R$ 28 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil até 2041, além de R$ 49,1 bilhões a mais no fluxo comercial.
Autoridades governamentais do Brasil informaram também que está prevista, para o encontro de hoje, a promulgação do protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul.
📅 Bom dia! Confira a agenda do Presidente Lula para esta quinta-feira, 07 de dezembro:
🕥 10h35: Chegada dos Chefes de Estado dos Estados Partes do MERCOSUL.
🕚 11h00: Encontro dos Chefes de Estado dos Estados Partes do MERCOSUL.
🕧 12h35: Cerimônia de assinatura do Acordo de… pic.twitter.com/EhCEJvzZdf
— Presidência da República do Brasil (@presidencia_BR) December 7, 2023