Ele é um adolescente superdotado e se tornou o biólogo molecular mais jovem do mundo. Ian Emanuel González Santos se formou em uma universidade mexicana com apenas 12 anos de idade. Além disso, González Santos compete como atleta de alto rendimento nesta mesma instituição de ensino.
O menino, admirador do jogador português Cristiano Ronaldo, tem dois gatos como animais de estimação, gosta de parkour, música eletrônica e pop e, como muitos adolescentes de sua idade, passa o tempo livre no videogame Grand Theft Auto 5.
Mas, existem mais fatos prodigiosos em sua vida. Segundo o portal La Voz de Galícia, aos 18 meses Ian tinha o vocabulário de um adulto; aos 3 anos, aprendeu a ler; aos 6, ainda criança, seu alto QI foi confirmado; e aos 9 se credenciou a estudar, ao mesmo tempo, os ensinos fundamental e médio para ingressar no curso de Biologia-Química Farmacêutica, no campus de Ciências Exatas da Universidade de Guadalajara, no oeste do México.
“Desde muito jovem adquiri conhecimentos de química, microbiologia, hematologia e biologia. Ganhei concursos de química e neste tempo, eu pensava, ‘Preciso aprender mais, preciso ir mais fundo’. Credenciei todos os meus diplomas e comecei a buscar uma carreira que tivesse todos esses ramos envolvidos”, explicou
Ele completou seu bacharelado e também o mestrado com honras. Agora, ele colabora com um acadêmico no campus da Universidade de Guadalajara em uma pesquisa para quebrar o plástico PET usando bactérias. “Estou fazendo o meu melhor para poder melhorar a vida das pessoas de alguma forma”, disse o jovem. Ian, contudo, quer ir além: ele tem planos de iniciar um doutorado em breve.
Ian Emanuel González Santos, un adolescente superdotado, es el biólogo molecular más joven del mundo, tras concluir con solo 12 años, la Maestría en Biología Molecular en la UDG, esto mientras compite como atleta de alto rendimiento.🤩🇲🇽 pic.twitter.com/EVI1cPxr91
— La Crónica de Hoy (@LaCronicaDeHoy) June 1, 2023