Carlos Saúl Menem

Milei adicionará busto de presidente peronista ao Salão Presidencial

Para Milei, ele foi o maior presidente da história da Argentina

O presidente Javier Milei repetiu várias vezes sua admiração por Carlos Saúl Menem. E nestes breves três meses de mandato, primeiro elevaram o riojano ao patamar de "herói", ao colocar seu retrato ao lado de San Martín, Belgrano, Alberdi e outros gigantes da história argentina no novo "Salão dos Heróis", que substituiu o que na gestão Kirchner era o "Salão das Mulheres".
Cerimônia pode acontecer em julho – Créditos: Telám

O presidente Javier Milei repetiu várias vezes sua admiração por Carlos Saúl Menem. E nestes breves três meses de mandato, primeiro elevaram o riojano ao patamar de “herói”, ao colocar seu retrato ao lado de San Martín, Belgrano, Alberdi e outros gigantes da história argentina no novo “Salão dos Heróis”, que substituiu o que na gestão Kirchner era o “Salão das Mulheres”. E neste fim de semana surgiu a notícia de que haverá outro gesto de reconhecimento ao riojano, colocando seu busto no Hall de Honra da Casa Rosada.

Publicidade

A imagem do riojano esculpida em mármore foi feita há anos, no entanto, nunca houve uma decisão política de colocá-lo na Galeria dos Bustos Presidenciais. Com a gestão libertária, chegará o momento de a figura do riojano sair de um depósito e vir à luz na Casa Rosada.

Embora ainda não haja datas definidas para a colocação do busto de Menem, uma opção que está sendo considerada próxima ao líder libertário é fazê-lo em 8 de julho próximo, quando se completarem 35 anos da posse do peronista.

A própria filha do ex-presidente, Zulemita Menem, enviou novamente uma carta ao governo pedindo que a imagem de seu pai seja finalmente colocada no Hall de Honra: ela já havia feito isso nas administrações de Mauricio Macri e Alberto Fernández.

Lá, uma das imagens colocadas foi a de Carlos Menem, uma figura destacada na história argentina, reconhecida publicamente e em particular por Milei, que o considera o melhor presidente que o país já teve.
Quadro de Menem, no “Salão dos Heróis” –
Créditos: Reprodução

Esta não é a primeira medida tomada pelo governo nacional para prestar homenagem a Menem. Anteriormente, o ex-presidente foi elevado ao pedestal de herói, ao lado de José de San Martín e Manuel Belgrano, entre outros.

Publicidade

Dias atrás, a secretária geral da Presidência, Karina Milei, e o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, anunciaram a polêmica remodelação do antigo Salão das Mulheres Argentinas do Bicentenário da Casa Rosada, transformando-o no Salão dos Heróis.

Lá, uma das imagens colocadas foi a de Carlos Menem, uma figura destacada na história argentina, reconhecida publicamente e em particular por Milei, que o considera o melhor presidente que o país já teve.

Leia a matéria completa (em espanhol) aqui.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.