NA EUROPA

Milei encerra viagem à República Tcheca: “Se tudo der certo, vão me dar o Nobel da Economia”

Em sua primeira atividade no país europeu, o presidente da Argentina manteve uma reunião com o primeiro-ministro Petr Fiala

Milei encerra viagem à República Tcheca: “Se tudo correr bem, vão me dar o Nobel da Economia”
Presidente argentino Javier Milei e primeiro-ministro tcheco Petr Fiala – Crédito: Perfil Argentina/via Agência NA

O presidente Javier Milei disse, em discurso após receber condecoração do Instituto Liberal da República Tcheca, que “com meu conselheiro-chefe, Demian Reidel, estamos reescrevendo grande parte da teoria econômica. Se tudo der certo, eles provavelmente me darão o (Prêmio) Nobel de Economia”.

Publicidade

Em sua primeira atividade no país da Europa Central, Milei manteve uma reunião com o primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala, e posteriormente foi agraciado com o Prêmio Instituto Liberal no Palácio Žofín, na capital Praga.

O que disse Milei

Durante o seu discurso neste evento, o presidente sustentou que a Argentina está “derrotando a inflação” e comemorou que o índice de preços ao consumidor de alimentos e bebidas durante a última semana foi de 0%, uma conquista que “não é alcançada há 30 anos”.

Milei enfatizou que a inflação e a falta de crescimento econômico são os “dois problemas muito claros” que o país enfrenta, mas que depois de realizar o “maior ajuste fiscal da história da humanidade” em seis meses de governo, “a Argentina tem o potencial para crescer”.

Diante da plateia presente, ele agradeceu “este reconhecimento e o trabalho que estamos realizando na luta pelas ideias de liberdade”.

Publicidade

Por fim, como vem propondo em seus discursos em fóruns internacionais, Milei afirmou que “de mãos dadas com as ideias de liberdade e progresso tecnológico, de mercado livre, de respeito à propriedade privada, de respeito à vida”, a Argentina poderá “tornar-se o caso mais brilhante na história da humanidade para ficar rico novamente”.

Encontro com o presidente da República Tcheca

Em sua última atividade oficial em Praga, o presidente e a secretária-geral da Presidência, Karina Milei, foram recebidos no castelo da cidade pelo presidente por Petr Pavel, atual presidente da República Tcheca.

* A reportagem completa você encontra na Perfil.com.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.