ESTADO DE BOLÍVAR

Mina desaba, mata 10 e deixa brasileiros feridos na Amazônia venezuelana

O garimpo fica localizado em Sán José de Wadamapa; o colapso de parte da estrutura ocorreu nesta quinta-feira (7). Desde então, equipes de resgate seguem no local, em busca de desaparecidos

Mina desaba, mata 10 e deixa brasileiros feridos na Amazônia venezuelana
Desabamento de mina na Amazônia venezuelana (Crédito: Reprodução/@seguridadciudadana6)

O desabamento de uma mina a céu aberto na Amazônia venezuelana matou ao menos dez nacionais do país e feriu outros três brasileiros, segundo as autoridades locais.

Publicidade

O garimpo fica localizado em Sán José de Wadamapa, no estado de Bolívar. O colapso de parte da estrutura ocorreu nesta quinta-feira (7). Desde então, equipes de resgate seguem no local, em busca de desaparecidos. A informação é da Secretaria de Segurança Cidadã.

Todos os feridos pelo desabamento da mina são brasileiros. Eles foram identificados como Edevaldo da Silva Almeida, José Edemilson da Silva e Leonardo dos Santos. As buscas continuam por desaparecidos, anunciaram as autoridades.

A ONG SOS Orinoco denunciou que o desabamento da mina era uma “tragédia anunciada” e que a mina é de propriedade de um brasileiro conhecido como Paraíba.

A ONG diz que, em 12 de novembro, aconteceu outro desabamento que atingiu a mesma mina. Na ocasião, não houve registro de mortos.

Publicidade

Dos dez mortos, cinco deles foram identificados como Camilo Adelis Benavidez Sucre, Argenis Rojas, Patricio Mujica, Francisco Lima e outro seria conhecido apenas como Yonni.

Agentes da Secretaria de Segurança Cidadã e o governador Ángel Marcano estiveram na mina nesta quinta-feira para acompanhar os trabalhos de resgate — de acordo com a pasta, sob instruções do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Em post no Instagram, Marcano lamentou a tragédia e prestou condolências às famílias das vítimas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.