Uma mina de ouro que operava a céu aberto de forma ilegal desabou no sudeste da Venezuela. Dezenas de pessoas que trabalhavam no local foram atingidas. O número total de vítimas ainda não foi determinado pelos socorristas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento logo após o desabamento. É possível ver, ainda, a tentativa de resgate aos soterrados.
Ver essa foto no Instagram
Desabamento de mina
O desmoronamento aconteceu na mina conhecida como Bulla loca, que fica na cidade de Angostura, estado Bolivar, a cerca de 460 quilômetros da capital Caracas. A área é considerada de difícil acesso. Portanto, a realização do resgate é ainda mais complicada. Para se ter uma ideia da dificuldade, a mina é acessível apenas após horas de viagem em pequenas embarcações.
O desmoronamento, no entanto, ocorreu na tarde de terça-feira (20), quando cerca de 200 mineiros trabalhavam no local. Segundo a agência de notícias Associated Press, o acidente deixou mortos, feridos e trabalhadores presos nos escombros.
Segundo autoridades locais, ainda não foi possível fazer um balanço das vítimas. O prefeito de Angostura, Yorgi Arciniega, disse a emissoras locais que planejava levar “cerca de 30 caixões” para La Paragua, a comunidade mais próxima da mina. Porém, ainda não foi confirmado o número exato de mortes.
Segundo a AFP, inicialmente, o governo regional anunciou apenas duas mortes e dois feridos. Entretanto, logo depois, o prefeito disse que que ainda não há um número exato de vítimas.
“A Força Armada Nacional Bolivariana, bombeiros da Defesa Civil e órgãos de segurança cidadã estão embarcando para nos deslocarmos até a região por via aérea e fazer uma avaliação real da situação“, informou à AFP, por fim, o secretário de Segurança Cidadã de Bolívar, Édgar Colina Reyes.