Luto

Morre o estilista Issey Miyake, aos 84 anos

De acordo com a agência de notícias de Kyoto, o estilista morreu em decorrência de um câncer de fígado.

morre-o-estilista-issey-miyake-aos-84-anos
Issey Miyake (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

O estilista japonês Issey Miyake morreu aos 84 anos, na última sexta-feira (5), no entanto, o anúncio na morte foi feito nesta terça-feira (9). De acordo com a agência de notícias de Kyoto, o estilista morreu em decorrência de um câncer de fígado.

Publicidade

Miyake ficou conhecido por diversas criações, como o icônico suéter preto de gola alta que era usado por Steve Jobs. Além disso, o estilista se popularizou por suas roupas com  o estilo plissado, que não amassa.

Ele nasceu em Hiroshima e no momento em qe a bomba atômica foi lançada sobre a cidade, ele estava em sala de aula. “Quando fecho os olhos, ainda vejo coisas que ninguém deveria experimentar”, escreveu ele, acrescentando que mãe morreu de exposição à radiação. “Tentei, embora sem sucesso, deixá-los para trás, preferindo pensar em coisas que podem ser criadas, não destruídas, e que trazem beleza e alegria. Isso é moderno e otimista.”

Além de linhas de moda, Miyake desenvolveu bolsas, relógios, perfurmes. Em 1997 ele se aposentou e passou a se dedicar à pesquisa. Em 2016, ao ser questionado sobre quais eram os desafios enfrentados pelos futuros designers, ele indicou ao jornal britânico “Guardian” que as pessoas provavelmente consumiriam menos. “Podemos ter que passar por um processo de desbaste. Isso é importante”, disse ele.

“Em Paris, chamamos as pessoas que fazem costureiros de roupas — eles desenvolvem novos itens de roupas — mas, na verdade, o trabalho do design é fazer algo que funcione na vida real”, disse Miyake.

Publicidade

 

Publicidade