líder Democrata na Câmara

Nancy Pelosi anuncia que não tentará se manter no cargo

Anúncio acontece após os Republicanos conquistarem a maioria de parlamentares na Casa com as eleições de meio de mandato de 2022.

nancy-pelosi-anuncia-que-nao-tentara-se-manter-no-cargo
(Crédito: Getty Images)

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira (17) que não tentará a reeleição para liderar o Partido Democrata na Casa. A decisão da democrata abre caminho para líderes mais jovens do partido.

Publicidade

Pelosi fez o comunicado em discurso no plenário, um dia após o Partido Republicano garantir a maioria de parlamentares na Câmara com as eleições de meio de mandato de 2022“Agora devemos avançar com ousadia para o futuro. Chegou a hora de uma nova geração liderar o caucus democrata”, afirmou a parlamentar.

“A democracia americana é majestosa, mas é frágil. Muitos de nós aqui testemunhamos nossa fragilidade em primeira mão, tragicamente. E, portanto, a democracia deve ser sempre defendida de forças que desejam prejudicá-la”, disse Pelosi, aludindo ao ataque ao Capitólio do ano passado.

A democrata da Califórnia, que se tornou a primeira mulher do país a ocupar o cargo de presidente da Câmara, permanecerá no Congresso como representante de São Francisco, cargo que ocupa há 35 anos, quando o novo Congresso tomar posse em janeiro.

O deputado Hakeem Jeffries, de Nova York, pode tentar substituir Pelosi na liderança. Ele seria o primeiro legislador negro a liderar uma das bancadas dos principais partidos no Congresso.

Publicidade