TENSÃO NA ÁSIA

Republicanos elogiam visita de Pelosi a Taiwan enquanto Biden tenta minimizar danos

Republicanos estão acusando Joe Biden de se acovardar diante das ameaças da China e exigem maior compromisso do governo para enfrentar seu rival.

Biden tem tentado de tudo para esclarecer ao governo chinês que não é responsável pela viagem de Pelosi (Créditos: Kevin Lee/Getty Images)

A visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA, à Taiwan nesta terça-feira (2) tem gerado reações controversas no país enquanto republicanos estão apoiando Nancy e Joe Biden tenta reduzir os atritos provocados com a China.

Publicidade

Biden e seu gabinete estão fazendo um enorme esforço para se abster de qualquer manifestação de apoio à viagem de Pelosi, colocando enfase na justificativa de que a política escolheu visitar a ilha por vontade individual e não partiu como porta-voz da Casa Branca. A tensão está sendo causada pela reação da China, que vê a visita de Pelosi como uma provocação e prometeu ‘sérias consequências.’

Por outro lado, políticos do partido Republicano estão apoiando Pelosi por verem seu ato como uma afronta ao regime chinês e estão acusando Biden de estar se acovardando diante das ameaças do país asiático.

Em julho, Biden já desencorajava a ida de Pelosi até a ilha, dizendo que o exército dos EUA ‘não acha uma boa ideia’. O presidente da nação americana também se esforçou para esclarecer que não tinha qualquer interferência na viagem de parlamentares, mas isso não acalmou os ânimos chineses.

Publicidade

Um grupo de 26 senadores republicanos emitiu uma nota de apoio à Pelosi e disseram que estarão se comprometendo com a política de ‘uma só China’ e em apoiar Taiwan.

Por décadas, membros do Congresso dos Estados Unidos, incluindo ex-presidentes da Câmara, viajaram a Taiwan. Esta viagem é consistente com a política de ‘uma só China’ dos Estados Unidos, com a qual estamos comprometidos. Também estamos comprometidos agora, mais do que nunca, com a Lei de Relações com Taiwan“, escreveram os senadores.

Publicidade