foguete

Nasa lança Artemis I à Lua

Por enquanto, a Artemis I é uma missão não tripulada.

nasa-lanca-artemis-i-a-lua
Lançamento do foguete (Divulgação/ Nasa)

A Nasa deu início na madrugada desta quarta-feira (16) a missão Artemis I, com objetivo de um retorno à Lua. O lançamento foi adiado anteriormente por vazamentos de hidrônio no foguete.

Publicidade

Por enquanto, a Artemis I é uma missão não tripulada, sem a presença de nenhum ser humano. Esse é o “mais poderoso foguete” construído pela agência espacial.

Caso a missão ocorra de acordo com o que foi planejado, a expectativa é de que em 2025 o mesmo foguete leve astronautas de volta à Lua. O programa foi nomeado em referência a deusa grega Artemis, irmã gêmea do deus Apolo, que deu o nome às missões originais de pouso na Lua, nos anos 1960.

A missão visa  pousar “a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na Lua” em meados desta década. Antes da conclusão do objetivo principal, a Nasa planeja duas missões de ensaio ao redor da Lua, sendo essa a primeira. A segunda deve acontecer em 2024 e aí sim será tripulada, embora não pousará no satélite natural.

No Twitter, a Nasa compartilhou o momento em que o foguete foi lançado. Nós vamos. “Pela primeira vez, o @NASA_SLS foguete e @NASA_Orion voar juntos. #Artemis I inicia um novo capítulo na exploração lunar humana”, escreveu a agência em sua publicação. 

Publicidade

We are going.

For the first time, the @NASA_SLS rocket and @NASA_Orion fly together. #Artemis I begins a new chapter in human lunar exploration. pic.twitter.com/vmC64Qgft9

— NASA (@NASA) November 16, 2022

Publicidade