MAUS-TRATOS

Navio com 16 mil animais é abandonado na costa da Austrália após ameaça dos Houthis

“Eles já passaram 24 dias no mar, com estresse térmico, má ventilação, permanecendo em seus próprios dejetos. Eles devem estar extremamente estressados”, disse Rebecca Tapp, da organização Stop Live Exports

Navio com 16 mil animais é abandonado na costa da Austrália após ameaça dos Houthi
Navio que transporta cerca de 16 mil está abandonado na costa da Austrália Reprodução/Corporação de Transmissão Australiana

Um navio com cerca de 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos foi abandonado na costa da Austrália em um calor sufocante nesta terça-feira (30) após ser forçado a desistir de uma viagem pelo Mar Vermelho; o fato causou protestos de defensores preocupados com o bem-estar dos 16 mil animais a bordo.

Publicidade

O navio deixou a Austrália em 5 de janeiro com destino a Israel, onde deveria descarregar, porém teve que desviar de seu curso em razão de uma ameaça de ataque da milícia Houthi do Iêmen, antes de ser mandado de volta para casa pelo governo australiano.

Os animais poderiam ser descarregados na Austrália, onde as regras de biossegurança exigiriam que ficassem em quarentena. Outra alternativa seria enviar todos os animais de volta ao mar para uma viagem de 30 dias até Israel, contornando todo o continente africano e, assim, evitando o Mar Vermelho, de acordo com informações das autoridades da indústria e o governo australianos.

“Esses animais já passaram 24 dias no mar, [com] potencial estresse térmico, má ventilação, permanecendo em seus próprios dejetos. Eles devem estar extremamente estressados”, disse Rebecca Tapp, da organização Stop Live Exports (Pare Exportações Vivas, em livre tradução para o português).

“Gostaríamos de vê-los retirados do navio e processados ​​aqui em WA [Austrália Ocidental]. Deixá-los lá por mais tempo e certamente a ideia de mandá-los de volta ao mar por 33 dias é desumano”, explicou a ativista da causa animal.

Publicidade

“Temos perguntado ao governo estadual, ao governo federal ‘qual é o plano?’ Parece que no momento não existe um plano coerente”, acrescentou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.