Nesta quinta-feira (3) navios foram atingidos por explosões em portos da Ucrânia. Um cargueiro de propriedade estoniana afundou no principal porto da Ucrânia que é o de Odessa, no Mar Negro. Um navio de Bangladesh, também foi atingido por um míssil.
Algumas empresas de navegação estão suspendendo viagens para o porto do Mar Negro e outros terminais afetados da Ucrânia. Desde que a invasão da Rússia à Ucrânia começou, pelo menos três navios comerciais já foram atingidos.
Segundo informações do diretor-gerente da Vista Shipping Agency, Igor Ilves à Reuters, dois membros do navio de carga Helt, com bandeira das Ilhas Marshall e de propriedade estoniana quatro pessoas estavam desaparecidas e duas estavam em bote salva-vidas.
Na noite de quarta-feira (2), um navio cargueiro foi atingido em Blangadesh no porto de Olvia, no Mar Negro e um dos tripulantes foi morto.
Conflito Rússia e Ucrânia
Na quinta-feira (24), o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Vídeos circulam nas redes sociais de supostos navios que também tenham sido atingidos no Mar Negro.
????
— Edson Valentim (@EdsonLeal6582) February 25, 2022
Mais 2 navios mercantes atingidos por ataques russos no Mar Negro.
O graneleiro japonês MV Namura Queen atingido por um foguete ancorado ao largo de Yuzhne.
O petroleiro químico moldavo MV Millennial Spirit atingiu e incendiou 12 milhas ao sul pic.twitter.com/BsDJiNAq15