A Rússia afirma que a Ucrânia está preparando uma “bomba suja” para ser detonada em seu próprio território. Segundo Moscou, não se trata de um artefato nuclear, mas de uma bomba convencional coberta por materiais radioativos que seriam espalhados no momento da explosão.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Moscou trama para justificar uma escalada no conflito:
“Se a Rússia diz que a Ucrânia está preparando algo, isso significa apenas uma coisa: que a Rússia já preparou tudo isso.”
A “bomba suja” descrita pela Rússia também é chamada de “dispositivo de dispersão radiológica” (ou RDD, na sigla em inglês). Esta bomba seria qualquer artefato que, ao ser detonado, pudesse espalhar produtos química ou biologicamente tóxicos (ou NRBC, sigla em inglês para nuclear, radiológico, biológico ou químico).
Este tipo de bomba não é considerado uma arma atômica. Mais simples, a “bomba suja” utilizaria materiais radioativos “procedentes da central nuclear da Ucrânia de Chernobyl”, como disse o general da Rússia Igor Kirillov em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (24).
Esta não é a primeira acusação do tipo feita por Moscou. No início do ano, a mídia russa já havia afirmado que a Ucrânia planejava construir uma “bomba suja” baseada em plutônio, porém não apresentou nenhuma evidência que comprovasse o suposto plano de Kiev.
❗Nuvem radioativa causada pela “bomba suja” pode cobrir a Polônia, e também se espalhar na atmosfera a uma distância de até 1.500 quilômetros, segundo o Ministério da Defesa da Rússia pic.twitter.com/L65iA4Q8Uf
— Notícias e Guerras (@NoticiaeGuerra) October 24, 2022