O que é afasia, a doença que Bruce Willis sofre e que o fez parar de atuar

O icônico ator de ”Duro de Matar” e ”Pulp Fiction” se despede das telonas após 44 anos de carreira

O ator Bruce Willis, de 67 anos, anunciou sua aposentadoria das telas após ser diagnosticado com afasia, uma condição que afeta a comunicação. O anúncio foi feito por sua família nesta quarta-feira (30).

Publicidade

“Para os fãs incríveis de Bruce, como família, gostaríamos de compartilhar que nosso querido está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, que está afetando suas habilidades cognitivas”, anunciou Demi Moore, esposa de Bruce, em um post no Instagram.

“Este é um momento realmente difícil para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuos”, disse Moore no comunicado da família. ”Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos trazer seus fãs porque sabemos o quanto significa você”, acrescentou a companheira de Bruce.

O que é afasia?

A afasia é uma condição que, de acordo com a Clínica Mayo, “o priva da capacidade de se comunicar. Pode afetar sua capacidade de falar, escrever e entender a linguagem, tanto verbal quanto escrita”.

Geralmente a doença é causada por um ataque cardíaco ou traumatismo craniano, embora em alguns casos possa se desenvolver de forma gradual e progressiva. A condição não afeta apenas a fala, mas também a capacidade de entender a comunicação verbal e escrita. É uma doença comum, com cerca de 200.000 casos por ano nos Estados Unidos.

Publicidade

De acordo com o New York Post, relatórios recentes afirmam que os problemas cognitivos de Bruce Willis não são necessariamente novos. Uma fonte disse ao Page Six que ele havia usado recentemente “fones de ouvido, coisas para ouvir, para obter as falas” nos sets, e que “estava ficando cada vez mais difícil colocá-lo na tela”.

Carreira de Bruce Willis

Em 1994, Bruce estourou no sucesso de Quentin Tarantino, Pulp Fiction, seguido por vários papéis de ação em produções de grande sucesso, como o distópico “12 Macacos”, “Armageddon” e “O Quinto Elemento”.

Em 1999, o ator americano estrelou “Sixth Sense”, um thriller no qual interpretou um psicólogo infantil. Com créditos em mais de cem produções, Willis recebeu outro Emmy em 2000 por sua participação na série “Friends”.

Publicidade

L.M

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Exítoina, da Editora Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.