antissatélite

O que se sabe sobre a arma nuclear que os EUA acusam a Rússia de estar desenvolvendo?

O assunto veio à tona um dia após o deputado republicano Mike Turner fazer menções genéricas sobre uma possível “ameça à segurança nacional”

A Rússia estaria desenvolvendo uma arma nuclear espacial? É sobre isso que John Kirby, porta-voz da Casa Branca, discutiu nesta quinta-feira (15).
Satélite em órbita – Crédito: Domínio Público/Pexels

A Rússia estaria desenvolvendo uma arma nuclear espacial? É sobre isso que John Kirby, porta-voz da Casa Branca, discutiu nesta quinta-feira (15). O assunto veio à tona um dia após o deputado republicano Mike Turner fazer menções genéricas sobre uma possível “ameaça à segurança nacional”. Fontes alegam que essa arma poderia ser empregada contra satélites ocidentais, o que levaria a um comprometimento das comunicações, vigilância, inteligência e sistemas de comando e controle em escala global. Entenda melhor o que se sabe até o momento.

Publicidade

Uma fonte informou à Reuters que os Estados Unidos comunicaram ao Congresso e aliados europeus sobre recentes descobertas ligadas às capacidades nucleares de Moscou. Segundo a fonte, elas estão ligadas aos esforços russos para desenvolver uma arma espacial, porém não são consideradas uma ameaça imediata.

Posteriormente, novas fontes revelaram que o estado de atenção estava ligado às capacidades da Rússia no espaço e em relação aos satélites. Uma delas destacou que o problema era sério, porém não representava uma capacidade ativa. Além disso, de acordo com o The New York Times, citando fontes atuais e antigas, as novas informações estavam relacionadas aos esforços da Rússia para desenvolver uma arma nuclear antissatélite com base no espaço. A ABC News também confirmou essa última informação.

No entanto, autoridades atuais e antigas afirmaram que a suposta arma nuclear não estava atualmente em órbita.

Publicidade

A posição russa sobre a suposta arma nuclear

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que não faria nenhum comentário a respeito desse assunto até que a Casa Branca trouxesse à tona mais detalhes. No entanto, ele destacou que o alerta norte-americano parece ser uma iniciativa para persuadir o Congresso a aumentar o financiamento contra a Rússia.

“É óbvio que a Casa Branca está tentando, por bem ou por mal, encorajar o Congresso a votar um projeto de lei para alocar dinheiro, isso é óbvio. Veremos que truques a Casa Branca usará”, declarou o porta-voz russo. Contudo, até agora, a Rússia não negou a existência da suposta arma nuclear espacial. Ainda, apontou que os Estados Unidos estão trabalhando no desenvolvimento de uma variedade de novas armas.

Vale ressaltar que Estados Unidos e Rússia são as principais potências nucleares no mundo. Os dois país possuem aproximadamente 90% das armas nucleares no globo. Além disso, ambos detêm satélites militares avançados em órbita. Por fim, a China também é considerada uma grande rival dos norte-americanos, a medida que o país tem avançado no desenvolvimento de novos sistemas de armamento, abrangendo capacidades nucleares, cibernéticas e espaciais.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.