EUA

O que se sabe sobre desmoronamento de ponte atingida por navio? Veja vídeo

As equipes de mergulho estão atualmente buscando por pelo menos sete pessoas que ainda estão no rio

o-que-se-desmoronamento-de-ponte
Navio cargueiro e a ponte Francis Scott Key, em Baltimore – Crédito: Kevin Dietsch/Getty Images

A madrugada desta terça-feira (26) foi marcada por um desmoronamento de ponte do Estados Unidos. O acidente ocorreu por conta de um navio cargueiro que atingiu a ponte Francis Scott Key em Baltimore, no estado de Maryland. As equipes de mergulho estão atualmente buscando por pelo menos sete pessoas que ainda estão no rio.

Publicidade

Embora as informações iniciais tenham mencionado até 20 desaparecidos, o número exato de vítimas na água ainda não foi confirmado. De acordo com James Wallace, chefe do corpo de bombeiros local, duas pessoas foram resgatadas com vida da água, sendo que uma delas está em estado grave.

Ele acrescentou que a circunstância de busca e resgate deve permanecer por algum tempo ainda. “É uma emergência terrível”, declarou Kevin Cartwright, diretor de comunicação dos bombeiros, à AP.

Segundo as autoridades, vários veículos passavam pela Francis Scott Key no momento do desmoronamento. Dentre esses veículos, havia ao menos uma carreta de grande porte. Além disso, ao longo da madrugada, trabalhadores realizavam serviços de manutenção.

Publicidade

Ainda, de acordo com a CNN, a temperatura em Baltimore estava em torno de -1ºC na madrugada de terça-feira (26). A água, com temperatura de aproximadamente 9ºC, pode causar hipotermia fatal dependendo da exposição. O canal tem uma profundidade de até 15 metros e correntes fortes.

Adoção de medidas em torno das buscas e a investigação

Diante de um cenário de urgência, os bombeiros trabalham contra o tempo e utilizam drones equipados com câmeras infravermelhas e sonares para auxiliar nas buscas. Para auxiliar na busca, a autoridade responsável pela aviação nos Estados Unidos implementou restrições no espaço aéreo e emitiu um aviso solicitando que drones pessoais evitem sobrevoar a área.

Além disso, as vias na região da ponte Francis Scott Key foram todas bloqueadas. As autoridades também suspenderam o tráfego naval no porto da cidade, sem uma previsão de retomada. Wes Moore, governador do estado, anunciou estado de emergência.

Publicidade

Quanto a investigação sobre o incidente, o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna afirmaram que não há evidências de que a colisão seja produto de um ato terrorista ou intencional. Segundo a ABC News, o navio perdeu propulsão durante uma manobra para sair do porto.

O navio cargueiro que levou ao desmoronamento de ponte

De acordo com informações do The New York Times, o cargueiro que causou o acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e estava a caminho do Sri Lanka. Com a alcunha de Dali, o navio possui dimensões de 300 metros de comprimento por 48 metros de largura, conforme registrado no site MarineTraffic.

Ele estava sob operação da empresa Synergy e prestava serviços para a companhia dinamarquesa Maersk, conforme relatado pela CNN. Não houve registro de feridos entre os membros da tripulação.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.