'FENÔMENO CULTURAL'

O que se sabe sobre os objetos misteriosos que têm aparecido na Europa e nos EUA?

Os monólitos de metal geralmente possuem forma de prismas ou colunas triangulares; estruturas chamam a atenção pelas características peculiares e pelo mistério em torno de sua origem e propósitos

O que se sabe sobre os monólitos, objetos misteriosos que aparecem na Europa e nos EUA desde 2020?
Objeto misterioso foi encontrado perto de Las Vegas no final de semana do dia 15 de junho de 2024 – Crédito: Polícia de Las Vegas

Os enigmáticos monólitos de metal vêm fascinando pessoas por todo mundo desde seu primeiro aparecimento em Utah, nos Estados Unidos, em novembro de 2020. Essas estruturas imponentes, geralmente em forma de prismas ou colunas triangulares, chamam a atenção pelas características peculiares e pelo mistério em torno de sua origem e propósitos.

Publicidade

Recentemente, um novo exemplar foi encontrado em Las Vegas, e os detalhes de sua descoberta foram compartilhados nas redes sociais, gerando discussão e especulação entre entusiastas e curiosos. A aparição dos monólitos segue sendo um enigma, mesmo com várias tentativas de desvendar esse mistério.

O que são monólitos e por que despertam tanto interesse?

Um monólito é uma grande massa de pedra ou metal, geralmente em formato pontiagudo, usada para compor monumentos ou obras de arte. O fascínio por essas estruturas pode ser atribuído à sua imponência e misticismo. Muitos associam esses monumentos a atividades extraterrestres ou mensagens subliminares, principalmente porque, muitas vezes, aparecem e desaparecem sem explicações concretas.

O primeiro monólito foi descoberto em novembro em um desfiladeiro remoto no deserto de Utah. O objeto metálico triangular estava incrustado na rocha e era inacessível sem um helicóptero. A descoberta foi anunciada pelo Departamento de Segurança Pública de Utah no Facebook.

Publicidade

Publicidade

No dia em que o monólito de Utah desapareceu, outro foi descoberto em Piatra Neamt, Romênia, com 10 a 12 pés de altura e coberto de linhas onduladas. O prefeito local, Andrei Carabelea, brincou: “Meu palpite é que alguns adolescentes alienígenas travessos e terríveis saíram de casa com o UFO de seus pais e começaram a plantar monólitos de metal pelo mundo. Primeiro em Utah e depois em Piatra Neamt. Estou honrado que tenham escolhido nossa cidade” .

Em seguida, um novo monólito apareceu no topo de uma montanha na Califórnia, com dimensões semelhantes aos anteriores. Em 3 de dezembro, um grupo de jovens derrubou e destruiu o monólito, substituindo-o por uma cruz de madeira. O monólito californiano foi reinstalado no dia seguinte.

Quem são os responsáveis pelos objetos?

Ao contrário dos monólitos de Utah e Romênia, sabe-se quem fez o monólito californiano: moradores de Atascadero, Travis Kenney, seu pai Randall Kenney, Wade McKenzie e Jared Riddle, inspirados pelos outros monólitos, construíram-no para completar uma trilogia. Após ser derrubado, eles decidiram reinstalá-lo.

Publicidade

Foi destinado a ser algo divertido, uma mudança de ritmo em relação ao tipo de conversas que 2020 tem sido marcado — tanta negatividade e separação entre as pessoas em nosso país”, disse Travis Kenney em uma declaração.

Em 7 de dezembro, um quarto monólito apareceu em Albuquerque, Novo México, mas foi derrubado no mesmo dia. As origens dos monólitos parecem variadas.

O monólito de Utah foi feito por uma pessoa, enquanto os outros seguiram como imitações. A ideia de uma campanha publicitária é improvável devido à antiguidade do monólito de Utah (2015). Alguns sugerem que pode ser uma instalação de arte anônima, possivelmente ligada ao escultor John McCracken, cujas obras e visões se alinham com os monólitos. No entanto, sua galeria revisou essa hipótese, indicando que o monólito de Utah não corresponde ao perfeccionismo de McCracken.

O coletivo de arte The Most Famous Artist reivindicou os monólitos de Utah e Califórnia, mas Travis Kenney contestou isso, provando sua autoria no caso californiano. Ainda há dúvidas sobre quem fez o monólito de Utah, mas parece ser obra de artistas inspirados por McCracken.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.