REPRESSÃO

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, informa relatório

Outros casos de censura a comportamentos incluem punições para noivas usando vestidos brancos, noivos carregando a noiva, usando óculos escuros ou bebendo álcool em taças de vinho, entre outros

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, informa relatório
O líder norte-coreano Kim Jong-un – Crédito: Korea Summit Press Pool/ Getty Images

O Relatório de 2024 sobre os Direitos Humanos da Coreia do Norte, elaborado pelo Ministério da Unificação da Coreia do Sul e divulgado na quinta-feira (27)  compila testemunhos de 649 desertores norte-coreanos.

Publicidade

A proibição do K-pop faz parte de uma campanha para proteger os norte-coreanos da influência da cultura ocidental, que começou sob o antigo líder Kim Jong-il e se intensificou sob o seu filho.

Entre os relatos, há o caso de jovem de 22 anos que foi executado publicamente por ver e partilhar filmes e música sul-coreanos. O documento relata tentativas desesperadas de Pyongyang de conter o fluxo de informação e cultura externas, ressaltou o jornal britânico The Guardian.

Segundo o depoimento de um desertor não identificado, o jovem era natural da província de Hwanghae do Sul. Ele foi executado em público no ano de 2022 por ouvir 70 canções sul-coreanas e assistir a três filmes. O rapaz também distribuiu o material, o que viola uma lei norte-coreana adotada em 2020 que proíbe “ideologia reacionária e cultura.

O relatório detalha extensos esforços das autoridades norte-coreanas para controlar o fluxo de informação externa, especialmente àquele dirigida aos jovens.

Publicidade

Repressão na Coreia do Norte

Outros casos de repressão incluem punições para noivas usando vestidos brancos, noivos carregando a noiva, usando óculos escuros ou bebendo álcool em taças de vinho. Tais comportamentos são vistos como costumes sul-coreanos.

Ainda de acordo com o documento, telefones celulares também são frequentemente inspecionados quanto à grafia dos nomes dos contatos, expressões e gírias consideradas de influências oriundas da Coreia do Sul.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.