A SpaceX, empresa de foguetes de Elon Musk, lançou nesta quinta-feira (6) o foguete Starship, o mais ambicioso da empresa. O lançamento foi feito pela quarta vez, na base de testes da empresa Boca Chica, localizada no Texas, nos Estados Unidos.
Em março, a empresa fez um teste considerado muito bem-sucedido, porém não completamente. A inovação do Starship é ser um foguete 100% reutilizável, portanto todas as partes do conjunto precisam estar sempre em contato, o que não aconteceu em março.
Nesta manhã, porém, Elon Musk compartilhou que o quarto teste avançou o projeto, tendo um desempenho melhor no pouso. Ainda sim, peças foram perdidas e danificadas. “Apesar da perda de muitas peças e de uma aba danificada, a Starship conseguiu pousar suavemente no oceano! Parabéns equipe SpaceX pela conquista épica!!”, escreveu Musk nas redes.
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/2Z1PdNPYPG
— SpaceX (@SpaceX) June 6, 2024
Plano de voo
O plano traçado pela equipe e, que de acordo com a empresa, foi muito bem executado era o seguinte:
- 1min02: O foguete atinge o “Max Q“, o pico de estresse mecânico sobre o corpo do veículo;
- 2min45: Os dois estágios (foguete e cápsula) se separam, e o foguete aciona 13 dos 33 motores para iniciar o retorno para um pouso suave na água, no Golfo do México. Ao mesmo tempo, seis motores da Starship são ativados para levar a nave ao espaço;
- 8min23: O motor da Starship é desligado, e a nave segue em órbita terrestre;
- 47min25: Ao se aproximar do Oceano Índico, a nave deixa a órbita terrestre e começa a reentrar na atmosfera;
- 1h05min48: A Starship encerra o voo com um pouso na água, no Oceano Índico.
Como é a nave Starship?
A Starship é a nave principal da SpaceX no momento, com o objetivo de levar astronautas para a Lua, em programa da NASA, e futuramente a Marte. Ela é totalmente reutilizável, tem capacidade para transportar 100 pessoas e 120 metros de altura.
Ele é o foguete mais potente já produzido, com mais do dobro de de potência do veículo utilizado para enviar astronautas da missão Apollo à Lua. Tem capacidade de transportar até 250 toneladas de modo descartável e 150 reutilizáveis.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini