
Após piora repentina na saúde, o Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível“, escreveu o perfil de notícias do Vaticano na rede social.
“Con dolore informo che il Papa Emerito, #BenedettoXVI, è deceduto oggi alle ore 9:34, nel Monastero Mater Ecclesiae in #Vaticano.
Non appena possibile seguiranno ulteriori informazioni.”
Dichiarazione del Direttore della Sala Stampa della Santa Sede, Matteo Bruni. @HolySeePress pic.twitter.com/teLExedbar— Vatican News (@vaticannews_it) December 31, 2022
A saúde de Joseph Ratzinger sofreu uma piora últimos anos. O Vaticano havia dito em um comunicado que sua condição estava “sob controle”, mas com cuidados médicos constantes.
Na última quarta-feira (28), o Papa Francisco pediu orações para o Papa emérito, dizendo que ele está “muito doente”.
Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou, aos 85 anos, que iria renunciar ao cargo alegando ‘falta de forças na mente e no corpo’.
Nascido em Baviera, na Alemanha, em 1927, foi ordenado padre em 1951 e bispo em 1977. No mesmo ano, o Papa Paulo VI o nomeou cardeal. Ele foi escolhido Papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, no mesmo ano.
O nome escolhido foi ‘Bento XVI’ e na ata da audiência geral, publicada no site oficial do Vaticano, ele explicou a razão:
“Quis chamar-me Bento XVI para me relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV – Cardeal Giacomo della Chiesa – , que guiou a Igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial”, disse ele.
Nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria. Era de família humilde e o mais novo de três irmãos. Entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em diversas línguas, entre elas grego e latim. Mais tarde, fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.
Siga a gente no Google Notícias