O Papa Francisco, de 86 anos, foi internado nesta quarta-feira (29) em um hospital de Roma. De acordo com o Vaticano, ele havia sido internado para realizar exames e que possivelmente passaria a noite no local, em observação, por causa de uma infecção respiratória.
Ainda segundo o Vaticano, o Papa já havia se queixado de dificuldades respiratórias nos últimos dias e testou negativo para Covid-19.
“Nos últimos dias, o Papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, à imprensa.
Pope Francis has been admitted to Rome’s Gemelli hospital after a routine medical checkup revealed a non-Covid-19 respiratory infection. https://t.co/DTZHa6OcHU
— Vatican News (@VaticanNews) March 29, 2023
No entanto, o hospital informou que Francisco sofreu “problemas cardíacos e fadiga respiratória” e por isso estaria internado. Uma tomografia computadorizada do tórax apontou que não existiam “problemas sérios” e a saturação também estava dentro dos parâmetros normais para a idade, segundo fontes médicas ouvidas pelo site Uol.
Antes de sua internação, o Sumo Pontífice de 86 anos, que comemorou uma década de papado em março, participou da audiência geral pela manhã na Praça de São Pedro, e apareceu sorrindo enquanto cumprimentava os fiéis de seu “papamóvel”.