Autoridades ucranianas afirmam que um ataque russo atingiu um tanque de ácido nítrico, causando uma nuvem de fumaça tóxica. O depósito está localizado na cidade de Rubizhne, perto de Luhansk.
Os moradores de Rubizhne foram orientados a ficarem dentro de casa ou usarem uma máscara de proteção específica para intoxicação, de acordo com a CNN. “É melhor esperar lá dentro, esse ácido se decompõe após a chuva. Mas ninguém sabe quando vai chover. Então, por favor, observe esta nuvem rosa e, se ela se mover em sua direção, por favor, esconda-se em casa e espere. Este foi um golpe direto no tanque”, disse Serhiy Haidai, chefe da administração militar regional.
Segundo o portal G1, o ácido nítrico é tóxico e corrosivo. O contato direto com o ácido pode causar queimaduras. “Isso confirma novamente que os russos também estão focando a população”, disse a publicação do parlamento ucraniano.
Informações sobre a invasão russa
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) April 5, 2022
Perdas das forças armadas russas na Ucrânia, 5 de abril#StopRussianAggression #StandWithUkraine#RussiaInvadedUkraine #UkraineUnderAttack https://t.co/h8Uq2LMSaQ
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.