A China está sofrendo as consequências da passagem do tufão Doksuri, que causou tempestades intensas e inundações. Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 15 estão desaparecidas na capital Pequim e em cidades vizinhas, sobretudo na província de Hebei.
Bairros inteiro foram alagados e serviços foram interrompidos, bem como o abastecimento de produtos e alimentos. Os impactos começaram a ser sentidos quando o fenômeno chegou à província de Fujian na última sexta-feira (28), depois de passar pelas Filipinas.
A China está sofrendo com o clima anormal. O tufão “Doksuri” pic.twitter.com/4DjmVSwYTv
— 🅰🅽🅰🆁🅲🅾🅻🅴🆃🅸🆅🅾 (@piratafm1) July 31, 2023
As autoridades do país disponibilizaram helicópteros para levar água potável, comida e suprimentos emergenciais para a população que reside em áreas isoladas, como regiões de montanhas. Até a noite de ontem (31), mais de 100 estradas haviam sido fechadas.
Embora tenha prometido esforços para resgatar pessoas desaparecidas e ilhadas, o líder do governo Xi Jinping pareceu tentar minimizar a situação, repassando diretrizes a autoridades locais para que “restaurassem a rotina habitual o mais rápido possível“, conforme informações da imprensa estatal.
🇨🇳🚨👀China; O tufão Doksuri atingiu Fujian ontem à noite, deixando carros e prédios debaixo d’água. pic.twitter.com/QONatLo475
— Alexandre🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@Alexand59517985) July 31, 2023