BAIXARIA NAS ALTURAS

Pilotos da Air France são suspensos após briga durante o voo

Departamento de segurança da aviação da França tem chamado a atenção da companhia.

Ambos os pilotos estão afastados e sem permissão para voar. (Créditos: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Dois pilotos da Air France foram suspensos pela companhia aérea após terem travado uma briga em pleno voo e terem trocados ‘gestos inapropriados’. O avião fazia a rota de Genebra, na Suíça, até Paris, a França. Felizmente, o desentendimento não afetou o trajeto ou a segurança do voo.

Publicidade

“Os pilotos em questão estão atualmente suspensos de voar e aguardam uma decisão gerencial sobre o resultado do incidente. A Air France lembra que a segurança de seus clientes e tripulantes é sua prioridade absoluta”, disse a Air France em comunicado.

O episódio faz parte de uma série de falhas na segurança que os pilotos da Air France tem cometido recentemente. O jornal suíço Geneva Tribune alega que a empresa enfrenta ‘problemas estruturais maiores.’

O Bureau of Inquiry and Analysis for Civil Aviation Safety (BEA), o departamento governamental francês responsável pela indústria da aviação, já emitiu recomendações de segurança à companhia em outras duas ocasiões.

Em uma delas, ocorrida em dezembro de 2021, um voo voltando de Brazzaville, capital da República do Congo, para Paris registrou vazamento de combustível e foi forçado a aterrissar em Chade, outro país africano. Sobre a ocasião, o relatório da BEA disse que os pilotos não seguiram os procedimentos de vazamento de combustível, que exigem que o motor afetado seja desligado para reduzir o risco de incêndio, o que resultou em “uma redução substancial na margem de segurança do voo“. Segundo a BEA, o incêndio foi evitado ‘por acaso.’

Publicidade

Outro caso que chamou a atenção do departamento ocorreu no início deste ano, quando um avião da Air France que chegava ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, vindo de Nova York, passou por problemas técnicos e “instabilidade dos controles de voo” durante o pouso.

O Boeing 777 ainda assim pousou com sucesso e nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido. A Air France disse que seus pilotos responderam adequadamente à situação.

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.