CRIME

Pintor acusado de blasfêmia é esfaqueado em igreja na Itália; saiba mais

A acusação veio devido a seu quadro, em que mostra Jesus Cristo nu, após a crucificação

A acusação a Saltini veio devido a seu quadro, em que mostra Jesus Cristo nu, após a crucificação, e São Longuinho.
Obra do pintor Andreas Saltini – Créditos: Reprodução

O pintor Andrea Saltini foi atacado nesta quinta-feira (28) no norte da Itália. De acordo com a a agência de notícias italiana Ansa, ele foi esfaqueado dentro de uma igreja em Capri, no norte do país. O artista havia sido acusado, por religiosos, de blasfêmia.

Publicidade

A acusação veio devido a seu quadro, em que mostra Jesus Cristo nu, após a crucificação. Na obra, Saltini mostra, ao lado de Cristo, um homem (São Longuinho) de joelhos, com a cabeça na altura das partes íntimas de Jesus. Os fiéis que se ofenderam com o quadro afirmam que a posição dos personagens pode remeter a um ato sexual.

Confira o quadro:

Quadro do pintor italiano Andrea Saltini que mostra o Cristo crucificado e São Longuinho

A Ansa afirmou que um homem mascarado entrou na Igreja de Santo Inácio e danificou a obra utilizando uma faca e tinta em spray. Logo depois, partiu para cima do artista, que tentou fugir, mas levou uma facada no pescoço. Saltini foi levado ao hospital e não corre risco de vida. O agressor escapou e ainda não foi localizado.

Publicidade

Declaração de Saltini

Saltini afirmou em entrevista à imprensa italiana que a obra é uma representação de Longuinho, um legionário romano que participou da crucificação de Jesus e perfurou um dos lados se seu corpo com uma lança para ter certeza que ele estava morto. Porém, ele acabou se arrependendo e virando santo.

Na minha representação, ele não perfura Jesus crucificado. Cristo está no chão e Longuinho tem a mão sobre sua costela. É uma visão pessoal minha, apócrifa e que pertence ao meu raciocínio“, disse, por fim, o artista.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.