
Uma prisão causou surpresa na polícia holandesa: ao pararem um homem que dirigia embriagado, os agentes se depararam com um documento com nome e foto do ex-premiê britânico Boris Johnson. A carteira de habilitação – que é falsa – foi supostamente emitido em 2019, na Ucrânia, e tinha validade até o ano 3000.
“Infelizmente, para essa pessoa, não caímos em sua falsificação”, disse a polícia de Groningen em sua conta no Instagram.
Dutch police find fake Boris Johnson licence in car of suspected drunk driver https://t.co/DOOxe6LqE5
— Guardian US (@GuardianUS) May 1, 2023
O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (1º), quando os policiais holandeses investigaram uma batida de um carro em um poste, perto da Ponte Emma, na cidade de Groningen, que fica ao norte dos Países Baixos. Segundo o The Guardian, o carro foi abandonado com o documento dentro. Depois, a polícia foi informada que o motorista estava parado na mesma ponte.
“O homem que dirigia com o documento falso de Boris Johnson se recusou a fazer o teste do bafômetro”, disse o porta-voz da polícia Thijs Damstra.
Os agentes não souberam dizer onde foi feito o documento falsificado, mas, de acordo com Kysia Hekster, uma jornalista da emissora pública holandesa NOS e antiga correspondente na Rússia, que carteiras de motorista falsificadas podem facilmente ser adquiridas em lojas turísticas na Ucrânia. Ninguém esperava que a ousadia fosse tão longe ao falsificar um documento de Boris Johnson.
Deze rijbewijzen kan je kopen in toeristenwinkeltjes Oekraïne. Ik heb ze van oa Merkel en Zelensky https://t.co/wH9VAfb74m
— Kysia Hekster (@Kysia) April 30, 2023