“Precisamos unir esforços antes de um desastre nuclear”, afirma primeiro-ministro da Ucrânia

Mais cedo, o secretário-geral da ONU também alertou para a ameaça de um conflito nuclear

precisamos-unir-esforcos-antes-de-um-desastre-nuclear-afirma-primeiro-ministro-da-ucrania
Soldados da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA, que estão estacionados em um aeródromo próximo, partem depois que muitos deles participaram de uma corrida comemorativa com moradores no centro da cidade em 06 de março de 2022 perto de Mielec, na Polônia. (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, pediu ação urgente de outras nações no conflito com a Rússia. ”Precisamos juntar nossos esforços não só para a Ucrânia, mas antes que haja um desastre nuclear e uma guerra mundial”, disse Denys.

Publicidade

A Ucrânia exige a expulsão da Rússia do Conselho Europeu, órgão político mais importante do continente, como uma forma de frear e reprimir a ofensiva russa, além de agir contra “mentiras e ódio disseminados por Putin.

Em seu Twitter, Denys reiterou o pedido de exclusão da Rússia do Conselho Europeu. ”A Ucrânia pede a exclusão imediata da Rússia do Conselho. Quem apoia a agressão não tem lugar na família europeia, onde a vida é o valor mais alto!”

“Soldados russos estão bombardeando as cidades das próprias mães, temos visto violações de todo tipo contra a liberdade, a educação e o valor da vida por uma guerra que Putin começou no centro da Europa, todas essas ações precisam ser avaliadas pela comunidade internacional”, acrescentou o primeiro-ministro da Ucrânia.

Publicidade

Denys também afirma que desde 2014 a Ucrânia discute a questão dos territórios em disputa no país e acusa a Rússia de não participar dessas negociações. “O conflito
e a invasão são reflexo da posição russa e dos crimes que Putin e seus aliados começaram há 8 anos”
.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a ameaça de um conflito nuclear voltou a ser um cenário possível. “Antes impensável, o conflito nuclear está agora no campo das possibilidades.”

Publicidade