Rússia em Teerã

Presidente da Rússia se reúne com líderes da Turquia e do Irã nesta terça-feira

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Putin não fez viagens internacionais. Esta será a primeira.

Presidente da Rússia se reúne com líderes da Turquia e do Irã nesta terça-feira
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Crédito: WPA Pool / Base de fotógrafos)

O líder da Rússia, Vladmir Putin, irá se encontrar com o presidente iranianoEbrahim Raisi, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta terça-feira (19) em Teerã. Dmitry Peskov, porta-voz de Putin disse que “haverá uma reunião dos chefes dos estados garantidores do processo de Astana, um processo para promover a regulamentação síria”.

Publicidade

De acordo com as informações divulgadas pelo porta-voz de Putin, o presidente da Rússia pretende conversar individualmente com Erdogan, para negociar a retomada das exportações ucranianas de grãos e sobre ameaça da Turquia lançar novos combates na Síria. Segundo a CNN Brasil um funcionário turco que pediu anonimato disse que “as discussões com Putin se concentrarão em grãos, Síria e Ucrânia”

Está previsto para que a Rússia, Ucrânia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinem, ainda esta semana, um acordo para que o trasporte de grãos da Ucrânia através do Mar Negro seja retomado. Já o Irã, apresenta outras intenções para o encontro com Putin. O chefe da Comissão Econômica do Parlamento do Irã, Mohammadreza Pour-Ebrahimi, afirmou a IRNA, agência de notícias estatal, que o encontro com o presidente russo tratará sobre tentativa de expansão dos laços econômicos entre o país e a Rússia.

Vladimir Putin chegou ao Irã, onde realizará reuniões com seus pares iranianos e turcos, além de conversas trilaterais”.