INVESTIGAÇÃO

Presidente do Peru tem casa revistada devido a coleção de relógios Rolex

A operação foi transmitida, ao vivo, pelo canal de televisão “Latina Televisión”

A operação foi transmitida, ao vivo, pelo canal Latina Televisión. A líder do Peru, Boluarte, estava na casa no momento da revista.
Dina Boluarte – Créditos: Reprodução

A Polícia Federal do Peru realizou operações de busca e apreensão na casa da presidente Dina Boluarte e na sede do governo. A ação faz parte de uma investigação sobre uma possível coleção de relógios Rolex não declarados como parte de seus bens.

Publicidade

Na madrugada do último sábado (30), policiais e funcionários do Ministério Público peruano entraram na casa de Boluarte, em Lima, capital do país, à força. Depois, o palácio do governo também foi revistado. A operação foi transmitida, ao vivo, pelo canal de televisão Latina Televisión. De acordo com o chefe de gabinete, a líder do Peru estava na casa no momento da revista. Durante a invasão, não foram encontrados os relógios, mas sim algumas joias e documentos que comprovam que Boularte adquiriu ao menos um Rolex em julho de 2023. Confira:

A operação foi realizada após a presidente peruana não comparecer na audiência em que deveria apresentar os relógios e seus comprovantes de compra. Boluarte alegou que tinha uma agenda carregada e o Ministério Público não aceitou a declaração. Em relação aos relógios, a líder do Peru foi interrogada pela primeira vez em março de 2023.

De acordo com documento policial, quase 40 agentes participaram da busca e apreensão. Boluarte começou a ser investigada no início de março deste ano por possível crime de enriquecimento ilícito e omissão ao não apresentar declarações financeiras em documentos públicos.

Publicidade

A investigação de Boluarte

A atenção pública se voltou ao escândalo com os relógios de luxo depois de uma reportagem que foi ao ar no La Encerrona, programa jornalístico que abordou o assunto há algumas semanas.

Na reportagem, foi revelado que Boularte usou relógios Rolex em diversos eventos presidenciais desde que tomou posse como vice-presidente de Pedro Castillo, em 2021. O programa analisou os relógios usados até dezembro de 2022, quando ela assumiu a presidência.

Como resposta à repercussão, a presidente peruana afirmou que o relógio era antigo, e que comprou com seu esforço, pois trabalha desde os 18 anos. “Entrei no Palácio de Governo com as mãos limpas e sairei com as mãos limpas, como prometi ao povo peruano“, disse.

Publicidade

A Controladoria da República do país anunciou que irá revisar todas as declarações de bens apresentadas por Boluarte nos últimos dois anos, para checar um possível desequilíbrio patrimonial.

A presidente já está sob investigação por crimes de genocídio, homicídio qualificado e lesão grave devido à morte de 50 pessoas durante protestos entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.