protestos

Presidente do Peru pedirá ao Congresso que antecipe as eleições

O país vive um momento de tensão após a saída do ex-líder Pedro Castillo.

presidente-do-peru-pedira-ao-congresso-que-antecipe-as-eleicoes
Dina Boluarte (Créditos: Getty Images)

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou nesta segunda-feira (12) que apresentará um projeto para antecipar as eleições gerais em dois anos, até abril de 2024. O país vive um momento de tensão, após a saída do ex-líder Pedro Castillo.

Publicidade

Boluarte assumiu o país na última semana, após Castillo ser preso por tentar dissolver o legislativo, para tentar evitar um impeachment contra ele. A nova líder disse que apresentará ao Congresso o projeto de lei nos “próximos dias”.

Neste domingo (11), dois adolescentes foram mortos e outras quatro pessoas ficaram feridas no Peru, durante protestos exigindo que o país realizasse eleições gerais após a deposição de Castillo.

Muitos dos manifestantes, sobretudo partidários de Castillo, exigem que o Peru realize eleições em vez de permitir que Boluarte permaneça no poder até 2026, quando o mandato de Castillo terminaria. Além disso, alguns dos manifestantes pedem que o Congresso seja fechado.

Em sua posse,  Boluarte pediu uma “trégua política para instalar um governo de unidade nacional” e disse que vai combater a corrupção com o apoio do Ministério Público e da Controladoria.

Publicidade

🇵🇪 Em meio a tensão, nova presidente do Peru, Dina Boluarte, anuncia proposta de antecipar eleições. Manifestantes pedem soltura do ex-presidente Castillo, destituído após tentativa fracassada de golpe.
🎧 Ouça o boletim de notícias da DW. #boletimdwbrasil pic.twitter.com/ue8cNvxq8r

— DW Brasil (@dw_brasil) December 12, 2022

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.