Projeções divulgadas pela imprensa francesa apontam que o presidente Emmanuel Macron será reeleito ao vencer o segundo turno deste domingo (24) contra a representante da extrema direita Marine Le Pen. Segundo a estimativa inicial do Instituto Ipsos, Macron possui 58,2% dos votos e Le Pen 41,8%.
Com a confirmação dessas projeções, Macron será primeiro presidente a ser reeleito na França desde Jacques Chirac (1995-2007). Na última eleição presidencial em 2017, Macron também disputou o segundo turno com a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.
Após as projeções, durante um discurso Le Pen admitiu a derrota. Para ela o seu resultado é uma vitória para o movimento político que ela representa.
O presidente do conselho da União Europeia, Charles Michel se manifestou em uma publicação. “Parabéns carinhoso querido Emmanuel Macron. Nestes tempos turbulentos, precisamos de uma Europa sólida e de uma França totalmente comprometida com uma União Europeia mais soberana e mais estratégica. Podemos contar com a França mais 5 anos.”
A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen também parabenizou o atual presidente da França nas redes sociais. “Caro Emmanuel Macron, parabéns pela sua reeleição como Presidente da República. Estou ansioso para continuar nossa excelente cooperação. Juntos, vamos fazer avançar a França e a Europa.”
Cher @EmmanuelMacron, toutes mes félicitations pour votre réélection à la présidence de la République.
Je me réjouis de pouvoir continuer notre excellente coopération.
Ensemble, nous ferons avancer la France et l’Europe.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) April 24, 2022