A ilha de Taiwan foi atingida nesta quarta-feira (3) pelo terremoto mais forte em 25 anos. Ao menos nove pessoas morreram e mais de 900 ficaram feridas, segundo informado pelo governo local. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tremor foi de uma magnitude de 7,7.
Conforme as autoridades locais, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de pelo menos 26 edifícios, a maior parte na região de Hualien, cidade localizada mais próxima do epicentro. Segundo a BBC, as equipes de resgate trabalham para socorrer cerca de 77 pessoas que estão “presas” em edifícios e túneis que desmoronaram na região.
As autoridades também informaram que perderam contato com 50 pessoas que viajavam a bordo de quatro micro-ônibus para um hotel em um parque nacional. O desastre natural danificou rodovias e interrompeu o serviço de trens. Após o ocorrido, autoridades locais emitiram alertas de tsunami para o Japão e para as Filipinas.
Ver essa foto no Instagram
Danos causados por um terremoto de magnitude 7,7
Um terremoto é uma intensa vibração da superfície da Terra causada por movimentações na camada mais externa do planeta. A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu.
De acordo com a universidade americana Michigan Tech, consultada pelo g1, um terremoto de magnitude entre 7,0 e 7,9 causa danos sérios, como prédios destruídos. Os tremores são propícios à retirar os edifícios de sua fundações, sem contar o surgimento de fendas no solo e danificação de toda tubulação contidas no subsolo.
Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto tem uma única magnitude, mas com frequência o registro desse número é revisado pelos sismógrafos com novos dados.
O terremoto que atingiu a ilha de Taiwan, por exemplo, foi registrado com diferentes magnitudes. A Agência Meteorológica do Japão afirmou que foi de 7,7. O Centro Sismológico Euro-mediterrâneo disse que foi de 7,4.
Embora a escala Richter seja a mais conhecida, as agências que monitoram terremotos já a consideram ultrapassada na prática, exceto para terremotos pequenos que grandes agências não registram.
No entanto, nem todos os terremotos causam tsunamis. De acordo com o serviço oceânico e atmosférico dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), isso vai depender da magnitude e da profundidade.
A maioria dos tsunamis acontecem após terremotos com magnitudes acima de 7,0 que ocorrem sob o oceano e a menos de 100 quilômetros abaixo da superfície. Outro fator importante que determina a potência do tsunami é qual é a profundidade da água no local onde ocorreu o tremor.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini