
Jean-Luc Mélenchon comanda o partido França Insubmissa (LFI), que é um dos cinco partidos do Novo Frente Popular de Esquerda (NFP), a coalizão vitoriosa neste domingo (7), nas eleições gerais na França.
A NFP conquistou 182 assentos no Parlamento, obtendo o 1º lugar. A seguir a Frente Juntos, de Emmanuel Macron, com 168; em 3º lugar aparece a extrema direita, denominada Reunião Nacional, de Marine Le Pen, com 143. Republicanos com 45 vagas e outros partidos menores compõem o Parlamento em Paris com 577 assentos.
Diante dos números, Mélenchon disse que “isso representa um enorme alívio para a vasta maioria do nosso povo. Essas pessoas se sentiam terrivelmente ameaçadas. Podem ter certeza de que venceram”.
Os franceses foram às urnas para votar o segundo turno de uma eleição antecipada convocada pelo atual presidente, o centrista Macron.
O ator político Jean-Luc Mélenchon
Mélenchon foi candidato à Presidência da França três vezes: em 2012, 2017 e 2022, sempre melhorando seus resultados a cada eleição em relação à anterior.
Ele é nascido em Tânger, cidade marroquina, em 19 de agosto de 1951. À época, o Marrocos era um território colonial francês. Mélenchon se mudou com a família para a França aos 11 anos de idade.
Mélenchon foi uma das lideranças do movimento estudantil durante os eventos políticos de maio de 1968, tendo participado ativamente dos protestos.
O político é formado em Filosofia e Letras Modernas. Como ativista socialista, tornou-se o senador mais jovem da França em 1986. É autor de 19 livros, incluindo ‘A Era do Povo’, onde expõe sua teoria da revolução cidadã, conforme seu site oficial.
Tornou-se o senador mais jovem da França em 1986. Também é autor de 19 livros, incluindo “A Era do Povo”, no qual expõe sua teoria da revolução cidadã, conforme seu site oficial.
Desde as eleições de 2017, Mélenchon tem se destacado pelos debates presidenciais, combinando sagacidade, habilidade de conversação e uma forma simples de se expressar.
On va augmenter le SMIC : par décret.
Mais pour obtenir des augmentations dans chaque branche professionnelle, il faudra que vous vous mobilisiez partout.
Notre gouvernement aura l’autorité que le peuple lui donne dans l’action.#ElectionsLegislatives2024 #VictoireNFP pic.twitter.com/OfYNvlIjcj
— Jean-Luc Mélenchon (@JLMelenchon) July 7, 2024