ELEIÇÕES GERAIS

Quem é Jean-Luc Mélenchon, líder da vitoriosa Nova Frente Popular na França?

A NFP, de esquerda, obteve 182 assentos de um total de 577 na Parlamento francês; a seguir aparece a Frente Juntos, os centristas do presidente Macron, com 168. Em 3º, a Reunião Nacional, de extrema direita, com 143

Quem é Jean-Luc Mélenchon, líder da vitoriosa Frente Popular de Esquerda na França?
O líder Jean-Luc Mélenchon (ao centro) discursa após a Frente Popular obter o 1º lugar nas eleições da França – Crédito: Reprodução/X

Jean-Luc Mélenchon comanda o partido França Insubmissa (LFI), que é um dos cinco partidos do Novo Frente Popular de Esquerda (NFP), a coalizão vitoriosa neste domingo (7), nas eleições gerais na França.

Publicidade

A NFP conquistou 182 assentos no Parlamento, obtendo o 1º lugar. A seguir a Frente Juntos, de Emmanuel Macron, com 168; em 3º lugar aparece a extrema direita, denominada Reunião Nacional, de Marine Le Pen, com 143. Republicanos com 45 vagas e outros partidos menores compõem o Parlamento em Paris com 577 assentos.

Diante dos números, Mélenchon disse que “isso representa um enorme alívio para a vasta maioria do nosso povo. Essas pessoas se sentiam terrivelmente ameaçadas. Podem ter certeza de que venceram”.

Os franceses foram às urnas para votar o segundo turno de uma eleição antecipada convocada pelo atual presidente, o centrista Macron.

O ator político Jean-Luc Mélenchon

Mélenchon foi candidato à Presidência da França três vezes: em 2012, 2017 e 2022, sempre melhorando seus resultados a cada eleição em relação à anterior.

Publicidade

Ele é nascido em Tânger, cidade marroquina, em 19 de agosto de 1951. À época, o Marrocos era um território colonial francês. Mélenchon se mudou com a família para a França aos 11 anos de idade.

Mélenchon foi uma das lideranças do movimento estudantil durante os eventos políticos de maio de 1968, tendo participado ativamente dos protestos.

O político é formado em Filosofia e Letras Modernas. Como ativista socialista, tornou-se o senador mais jovem da França em 1986. É autor de 19 livros, incluindo ‘A Era do Povo’, onde expõe sua teoria da revolução cidadã, conforme seu site oficial.

Publicidade

Tornou-se o senador mais jovem da França em 1986. Também é autor de 19 livros, incluindo “A Era do Povo”, no qual expõe sua teoria da revolução cidadã, conforme seu site oficial.

Desde as eleições de 2017, Mélenchon tem se destacado pelos debates presidenciais, combinando sagacidade, habilidade de conversação e uma forma simples de se expressar.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.