Reformista

Quem é Masoud Pezeshkian, o novo presidente do Irã?

Durante a campanha eleitoral, Pezeshkian criticou várias políticas atuais e prometeu buscar o fim do isolamento iraniano em âmbito internacional

Quem é Masoud Pezeshkian, o novo presidente do Irã?
Masoud Pezeshkian, o novo presidente do Irã – Crédito: Getty Images

Nesta sexta-feira (5), o Irã elegeu Massoud Pezeshkian como novo presidente do país. Ele irá substituir Ebrahim Raisi, morto em um acidente aéreo em maio.

Publicidade

Conhecido pelos ideais reformistas, Pezeshkian teve 16,3 milhões votos no segundo turno das eleições (53,6%), superando o conservador Saeed Jalili (44,3%)

De acordo com o Ministério do Interior do Irã, a votação contou com mais de 30 milhões de eleitores, quase 6 milhões a mais do que no primeiro turno.

Quem é Massoud Pezeshkian?

Massoud Pezeshkian, 69 anos, é médico cirurgião e já atuou como ex-ministro da Saúde do Irã, entre 2001 e 2005, durante o segundo governo de Mohammad Khatami (1997-2005), que é considerado o primeiro presidente reformista da República Islâmica. Ele também ocupou o cargo de vice-presidente do parlamento de 2016 a 2020.

O político participou da guerra contra o Iraque, entre 1980 e 1988, atuando como combatente e médico. Após o conflito, Pezeshkian retornou ao Irã onde se especializou em cirurgia cardíaca.

Publicidade

Entre os candidatos da campanha eleitoral, Pezeshkian foi visto como o mais moderado. Ele criticou várias políticas atuais, incluindo a polícia moral, e prometeu buscar o fim do isolamento iraniano em âmbito internacional através de “negociações construtivas” relacionadas ao acordo nuclear de 2015.

Além de reduzir as tensões com o Ocidente e reintegrar o Irã ao cenário internacional, o presidente eleito prometeu que buscará implementar “reformas estruturais” para alcançar um desenvolvimento mais justo e equilibrado no país.

No entanto, apesar de suas críticas ao sistema vigente, Pezeshkian mantém-se fiel aos princípios da República Islâmica, e demonstra sua lealdade ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

Publicidade

Sou um ‘principista’ (pessoa que defende os conceitos que sustentam a República Islâmica) e a partir destes princípios é que buscamos reformas“, disse ele, durante a campanha.

Não os abandonarei“, diz novo presidente

Em sua conta no X (antigo Twitter), Pezeshkian pediu a todos os iranianos que o acompanhem na dura tarefa que tem pela frente.

As eleições terminaram e este é só o começo da nossa aliança. O difícil caminho que temos pela frente não será fácil exceto pela companhia, empatia e confiança de vocês. Eu estendo minha mão a vocês e juro que não os abandonarei“, escreveu.

Publicidade

Beijo as mãos de todos aqueles que foram apaixonados e inteligentes, incansáveis ​​e determinados, na minha sede eleitoral com instalações mínimas e no respeito pelos princípios e pela ética, e sei que o povo também está grato pelos seus esforços sem reservas. Estou especialmente grato aos jovens zelosos e capazes que vieram trabalhar com amor e sinceridade pelo Irã e com o povo brilhou um raio de esperança e confiança no futuro”, concluiu.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.