NOVO COMANDO

Quem é Santiago Peña, novo presidente do Paraguai?

O presidente eleito estudou economia em Assunção, fez pós nos EUA, trabalhou no FMI e no Banco Central do Paraguai e foi ministro da Fazenda.

santiago-pena
(Crédito: Reprodução)

O  economista Santiago Peña venceu a corrida à presidência do Paraguai com cerca de 43% dos votos. As eleições no país têm um único turno. Peña é do conservador Partido Colorado e venceu a disputa contra Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico. Os dois estavam empatados nas últimas pesquisas.

Publicidade

“Obrigado a quem nos deu seus sonhos, confiou neste projeto, depositou suas esperanças para que possamos ser melhores, e vamos ser melhores”, disse Peña, que assumirá o cargo no dia 15 de agosto.

Nas redes sociais, agradeceu pelas felicitações de presidentes de diversos países. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não deixou de dar os cumprimentos. Na resposta, Peña deicou claro o interesse em trabalhar em conjunto pelo fortalecimento da América do Sul.

Santiago Peña tem 44 anos.  É economista e, segundo seu perfil publicado no seu site oficial, é mestre em Administração Pública pela Columbia University. Fez parte do Banco Central do Paraguai e atuou em conselhos de liderança do órgão. Santiago Peña ocupou o cargo de Ministro da Fazenda, de 2015 a 2017, durante o governo de Horacio Cartes.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.