A ex-CEO do YouTube, Susan Wojcicki, morreu aos 56 anos nesta sexta-feira (9). Ela lutava havia dois anos contra um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pelo marido de Susan, Dennis Troper.
O CEO do Google, Sundar Pichai, compartilhou, em uma postagem na plataforma social X, a notícia da morte da executiva neste sábado (10). Veja abaixo:
Unbelievably saddened by the loss of my dear friend @SusanWojcicki after two years of living with cancer. She is as core to the history of Google as anyone, and it’s hard to imagine the world without her. She was an incredible person, leader and friend who had a tremendous…
— Sundar Pichai (@sundarpichai) August 10, 2024
A ex-presidente-executiva do YouTube foi uma das primeiras funcionárias do Google. No ano passado, ela deixou o cargo que ocupava desde 2014. No entanto, a trajetória de Susan na gigante da tecnologia começou há 25 anos, na garagem da casa dela.
Ao deixar o cargo, ela afirmou que se concentraria na “família, saúde e projetos pessoais”. Antes de comandar o YouTube, Susan foi vice-presidente sênior de produtos de anúncios do Google.
Legado de Susan Wojcicki
Susan Wojcicki nasceu em Santa Clara, Califórnia. Ela foi uma das principais responsáveis por moldar o desenvolvimento do Google desde seus primeiros anos. Susan deixou uma marca imensurável na empresa e na indústria tecnológica como um todo.
A executiva foi a responsável pelo primeiro escritório do Google e indicada a diversos cargos de liderança ao longo dos anos.
Ela permaneceu no Google por quase 25 anos antes de assumir o comando do YouTube em 2014. Sob sua liderança, a plataforma cresceu exponencialmente, tornando-se um dos principais sites de compartilhamento de vídeos do mundo. Sua influência e visão ajudaram a definir a era digital como a conhecemos.
Em, fevereiro deste ano, Marco Troper, filho de Susan, foi encontrado morto no campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde ele morava.