Marco Troper foi encontrado morto no campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde morava. A instituição afirmou que ele foi encontrado no ‘Clark Kerr Campus‘. O corpo de bombeiros foi acionado. Em seguida, o serviço de emergência declarou que o rapaz estava morto.
De acordo com O Globo, a diretora de comunicações estratégicas da Universidade da Califórnia, Janet Gilmore, afirmou que o caso não aparenta estar relacionado com algum crime. Contudo, o Departamento de Medicina Legal do Condado de Alameda continua investigando a causa da morte.
Troper, de 19 anos, era filho da ex-CEO do YouTube, Susan Wojcicki, e do empresário Denis Troper. O rapaz tinha quatro irmãos e havia iniciado os estudos acadêmicos há pouco menos de um ano. Susan foi uma das primeiras funcionárias a ingressar no Google. Ela renunciou do cargo em 2014 para “focar na família e em projetos pessoais”.
Para a avó do de Marco, a jornalista e atual vice-presidente do conselho consultivo da Creative Commons, Esther Wojcicki, ele era “o ser humano mais gentil, mais amoroso, mais inteligente, mais engraçado e mais bonito”. Marco estava prestes a iniciar o segundo semestre da faculdade de matemática.
Familiares e amigos do jovem deixaram mensagens de carinho nas redes sociais. Esther escreveu: “Ele tinha uma forte comunidade de amigos de seu dormitório em Stern Hall e de sua fraternidade Zeta Psi e estava prosperando academicamente”.
Por fim, ela declarou em uma mensagem postada no Facebook que “a vida de Marco foi abreviada, curta demais. E estamos todos arrasados, pensando em todas as oportunidades e experiências de vida que ele vai perder e que vamos perder juntos. Marco, todos nós amamos você e sentimos sua falta mais do que você jamais imaginará”.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini