As imagens de Aya, recém-nascida que foi resgatada em meio aos escombros de um prédio na Síria, rodaram o mundo e logo despertaram o interesse de milhares de pessoas, que se comoveram com a cena.
Muita gente se questionava quem ia ficar com aquela criança, já que a mãe não sobreviveu. O pai e os quatro irmãos também morreram depois que o terremoto atingiu a cidade de Jindayris, na Síria. Logo, milhares de pedidos de adoção chegaram às autoridades responsáveis pela menina. A família morava em um prédio de de cinco andares que desabou com o tremor.
De acordo com os médicos, o nome, Aya, significa ‘milagre’ – afinal, chegar ao mundo em meio a um terremoto e ser a única sobrevivente com tão pouco tempo de vida é algo impressionante – e, milagroso. O cordão umbilical de Aya foi cortado por um socorrista, durante o resgate, com uma faca.
“Ela chegou na segunda-feira em um estado muito ruim, tinha inchaços, hematomas, estava com frio e mal respirava”, disse Hani Marouf, médico que cuidou dela. Aya agora está no hospital e em condição estável.
NEWBORN BABY RESCUE! 😥 https://t.co/GFBq0tzAjz
— Inge Stark (@IngeStark3) February 9, 2023
Mais de 200 prédios desabaram na região e o cenário é de destruição completa.