HAMAS x ISRAEL

Reféns: Libertação não deve acontecer antes de sexta-feira

Pelas negociações, o Hamas libertará 50 pessoas e, em troca, Israel soltará 150 palestinos, entre eles, crianças que são as principais vítimas do conflito

reféns
(Crédito: Alexi J. Rosenfeld/Getty Images)

Após Israel fechar acordo com Hamas sobre a libertação de reféns na Faixa de Gaza, as autoridades aguardam o Hamas libertar os reféns a partir da próxima sexta-feira (24). A informação é do gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciado nesta quarta-feira (22).

Publicidade

A informação do gabinete de Netanyahu contradiz o porta-voz do Conselho de Segurança dos EUA, John Kirby, que afirmou esperar que “mais ou menos 50 reféns” fossem libertados até o fim da tarde de quinta-feira (23), pelo horário de Brasília.

O governo israelense alegou que houve um “atraso” na implementação do acordo.

A libertação faz parte do acordo que Israel e Hamas chegaram nesta quarta. Pelas negociações, o Hamas libertará 50 e, em troca, Israel soltará 150 palestinos – entre eles, crianças – que estão em cadeias do país, além de fazer uma trégua de quatro dias nos bombardeios.

Cessar-fogo prorrogado

O governo de Israel e o grupo terrorista Hamas chegaram a um acordo, no qual 50 reféns na Faixa de Gaza serão liberadas. Os israelenses vão soltar palestinos que estão detidos em prisões no país e também aceitaram um cessar-fogo de quatro dias.

Publicidade

De acordo com o jornal “Washington Post”, o governo de Israel está propondo prorrogar o cessar-fogo. A proposta é, a cada dia de cessar-fogo, 10 reféns a mais que o Hamas precisa libertar.

Números do combate

As mortes no conflito entre Israel e o Hamas chegam a 13.702 vítimas, sendo 1.402 do lado israelense e 12.300 na Faixa de Gaza, segundo o governo do Hamas. Lembrando que esses números não puderam ser verificados de forma independente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.