O rei Charles III proibiu o prato foie gras nas residências reais em comunicado emitido nesta sexta-feira (18) pelo palácio de Buckingham.
O foie gras é um patê feito do fígado de ganso ou pato depois de passarem por um processo denominado gavagem, ou seja, a alimentação forçada para que engordem. Defensores dos animais afirmam que este método é cruel, já que o percentual de gordura das aves pode chegar a 65% causando o aumento do fígado em até 10 vezes.
O rei, grande defensor da causa animal, proibiu o foie gras em suas propriedades quando ainda era príncipe. De acordo com o site UOL, Charles escreveu uma carta anunciando a proibição do alimento para a organização Peta (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
A ação foi elogiada pela vice-presidente da entidade. “Deveriam seguir o exemplo do rei e deixar o foie gras fora do cardápio neste Natal e do futuro“, disse Elisa Allen.
No Twitter, internautas apoiaram a decisão do rei Charles III.
Thank you #KingCharlesIII who has BANNED #FoieGras in all Royal Residences ❤️❤️https://t.co/ypESKiaSDZ
— CharmaineScamm1💙Ⓥ🌱🇬🇧🇺🇦 (@CharmaineScamm1) November 18, 2022
King Charles bans foie gras from a royal residences as from today.
Quite right.— SuzieWong 🌹🍄🌲🌳☀️☔ (@SuzieWo20886208) November 18, 2022
El rey Carlos III de Inglaterra prohibió que en las comidas reales se sirva foie gras porque es un alimento producido con el dolor del animal.
Apoyo la medida.
— daniel molina (@rayovirtual) November 18, 2022