A Rússia afirmou que os ataques só serão interrompidos depois que a Ucrânia ceder os territórios. Segundo o G1, o porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov, informou algumas demandas exigidas pelo país para que o conflito termine.
Entre os pedidos estão o fim das ações militares da Ucrânia, mudança da constituição em prol da neutralidade – para impedir a entrada da Ucrânia na OTAN – reconhecimento da Crimeia como território russo, além de reconhecer os países Donetsk e Luhansk como independentes.
A declaração russa foi dada a Reuters, e é a mais explícita até o momento para cessar os ataques nomeados como “operação militar especial” na Ucrânia, que chegaram já em seu 12º dia.
Conflito Rússia x Ucrânia
O governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país no dia 24 de fevereiro. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Quando refugiados entram na Polônia – já são 1,5 milhão que fugiram da #Ucrania, eles encontram voluntários que oferecem sopa, roupas para o frio e isto…???? – conta o enviado do @UNICEF @1james_elder https://t.co/rVHaOBNhyK
— ONU News Português (@ONUNews) March 7, 2022